A plataforma Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, desenvolvido pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), foi apresentado oficialmente em Ponte de Lima.
Segundo explicado em comunicado, o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, disponível online, promove a capacitação e competitividade dos Jovens Agricultores (JA) e dos Jovens Empresários Rurais (JER) através da partilha e disseminação de conhecimento técnico e inovador.
Através de quatro módulos de qualificação, são abrangidos os temas: planeamento e capacitação; inovação e tecnologia; mercados e parcerias; empreendedorismo no espaço rural.
De forma a divulgar a plataforma, a AJAP vai dinamizar um roadshow pelas regiões Norte, Centro e Alentejo e tem presença já confirmada em eventos estratégicos, como a AGRO, em Braga, e a Ovibeja.
![banner APP](https://www.vidarural.pt/wp-content/uploads/sites/5/2021/07/banner_APP_VR.jpg)
“É com muito entusiasmo que lançamos oficialmente o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, uma plataforma que pretende dotar os jovens agricultores e os jovens empresários rurais de ferramentas e informação técnica inovadora. O empreendedorismo no espaço rural e o investimento dos jovens agricultores não se fazem sem partilha de conhecimento e, com este projeto, a AJAP pretende estimular a qualificação e contribuir para a dinamização do espaço rural”, afirma o diretor-geral da AJAP, Firmino Cordeiro.
O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 é um projeto SIAC Qualificação e conta com o apoio do Portugal 2020 no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Arrancou em 2020 com um diagnóstico estratégico às necessidades de capacitação e qualificação, com foco nos JA e JER. Está a ser desenvolvida uma versão móvel para acesso à informação disponibilizada.