Quantcast
Floresta

ANSUB obtém certificação FSC de serviços do ecossistema no Alentejo Litoral

Uma frente nacional em defesa do Sobreiro e da Cortiça

A Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado (ANSUB), através do seu grupo de certificação CertiSado, teve as suas primeiras áreas certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC) para a produção de serviços do ecossistema, nomeadamente para a fixação de carbono e a biodiversidade.

Segundo explicado em comunicado, “a floresta traz-nos um conjunto de benefícios, muito além das principais produções, que todos conhecemos. Esses benefícios denominam-se serviços do ecossistema e têm impacto positivo em toda a sociedade”.

banner APP
 

Com a quantificação, certificação e registo dos serviços de ecossistema, é possível, segundo a ANSUB, “ao proprietário florestal de estabelecer parcerias com empresas que tenham interesse em apoiar e comunicar os projetos certificados. Este facto é tão mais relevante, quando incide em áreas de Montado, ecossistema emblemático do Alentejo e com reconhecido valor ambiental”.

O grupo de certificação CertiSado reúne 31 proprietários florestais com uma área conjunta de 21 877,67 hectares, certificada para a gestão florestal sustentável.