Quantcast
 

Murcia desenvolve projeto europeu experimental que aproveita águas residuais

Murcia desenvolve projeto europeu experimental que aproveita águas residuais

Está a ser desenvolvido em Murcia um projeto europeu experimental cujo fim é aplicar os nutrientes das águas residuais na produção de diversas culturas.

O Conselheiro da Agricultura e Água da região de Murcia, Antonio Cerdá, e o presidente da Câmara de Torre Pacheco, Daniel García Madrid, visitaram as instalações de uma estufa de tomate onde está a decorrer este estudo. Durante a visita Antonio Cerdá disse que a investigação pretende desenvolver um “modelo de depuração”que será aplicado em pequenos núcleos com o objetivo de utilizar águas residuais com segurança para regar as produções agrícolas.

banner APP

O projeto será desenvolvido em três fases que consistem no desenho de uma unidade de tratamento de águas residuais de pequeno caudal com o objetivo de regenerar a água sem eliminar os minerais e os nutrientes, a criação de um mecanismo de fertilização e irrigação automático, que regulará as doses de rega, e a criação de uma estufa de atmosfera controlada que aproveita a água e os nutrientes para uma produção agrícola mais rentável.