Quantcast
 

Nova adega da Quinta do Vallado finalista dos prémios FAD 2012

Nova adega da Quinta do Vallado finalista dos prémios FAD 2012

A nova adega da Quinta do Vallado está entre os finalistas dos prémios de arquitetura ibérica FAD. O júri presidido por Guillermo Vázquez Consuegra, destacou no projeto português a sua construção assente “na clara compreensão das formas de transformação da paisagem utilizadas nas encostas do rio Douro, que resolve um programa complexo que se instala em construções novas e existentes”.

A Quinta, cujas origens remontam a 1716, conseguiu conservar as suas estruturas históricas e apostou na construção de uma adega que se integra na paisagem, “compondo harmoniosamente um quadro que tem tanto de belo como de intenso”, frisa em comunicado. O edifício da adega apresenta identidade clean, linear e contemporânea, que privilegia, para os revestimentos exteriores, o xisto, matéria-prima por excelência do Douro.

O atelier ‘Menos é Mais’, de que é associado o arquiteto Francisco Vieira de Campos, autor do projeto, referiu que o facto de estarem selecionados para os prémios FAD 2012 com duas obras “é um reconhecimento internacional que tanto honra o atelier como o nosso país”.

banner APP
 

Os prémios serão entregues a 12 de julho no FADFest, festival que irá juntar em Espanha grandes nomes da arquitetura e do design.