Quantcast
Tecnologia

Plataforma SmartFarmer vai potenciar mercados de proximidade

Plataforma SmartFarmer Vida Rural

A Oikos e a Fundação Vodafone desenvolveram uma plataforma digital que vai permitir desenvolver os mercados eletrónicos de proximidade e potenciar os circuitos agroalimentares. A ideia é promover o desenvolvimento rural e incentivar práticas ambientalmente sustentáveis através de trocas comerciais diretas entre pequenos produtores e consumidores. A Plataforma SmartFarmer, assim se chama, vai ser lançada no próximo mês de agosto e será possível aceder através de computador, tablet e de uma aplicação para telemóvel.

A plataforma vai possibilitar a compra e venda de produtos e serviços agroalimentares, agregar a oferta e a procura por critérios de proximidade física e organizar a logística da distribuição, permitindo que os consumidores decidam a modalidade de entrega dos produtos que podem ser recolhidos no campo ou entregues em mercados físicos ou no domicílio. Há ainda a possibilidade de realizar leilões eletrónicos.

banner APP

João José Fernandes, presidente da OIkos, referiu na apresentação da SmartFarmer que esta plataforma é lançada numa altura em que se assiste a “um ponto de viragem no desenvolvimento da visão da agricultura por parte dos cidadãos e de uma nova forma de encarar a alimentação” e revelou ainda que o SmartFarmer deve ser encarado como uma “tecnologia social” dado o seu papel no envolvimento das comunidades rurais.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, esteve presente na cerimónia de apresentação e realçou as ajudas existentes atualmente no PDR 2020 para apoiar este tipo de iniciativas, reiterando o seu empenho no reforço de medidas de discriminação positiva da pequena agricultura, que constitui cerca de 90% do tecido agrícola nacional.