Da autoria de Manuel Pintão, mestre fundador da Confraria do Vinho do Porto, e de Carlos Cabral, enófilo brasileiro, este novo livro conta 250 anos de história do vinho do Porto e resulta de seis anos de pesquisa no Brasil e em Portugal.
De acordo com a editora, “este Dicionário regista os eventos relevantes no vinho do Porto e na sua história, as personalidades, os regulamentos, as casas e os locais de produção, os vocábulos e nomes das ferramentas da tanoaria, bem como informação relacionada com a produção do ‘Néctar do Douro’.”
Para o presidente do IVDP, “este dicionário é uma forma diferente e apelativa de dar a conhecer a história, as estórias e as pessoas que construíram o vinho do Porto. Trabalhos como este são também um meio de promoção do vinho do Porto e, por isso, o IVDP é o local mais adequado para a sua apresentação. O facto de resultar da convergência de perspetivas de dois autores de diferentes países, Portugal e Brasil, traz valor acrescentado do mercado brasileiro que é muito importante para o vinho do Porto”.