Sustentabilidade

Portugal entre os 30 países mais sustentáveis do mundo, de acordo com a ONU

Portugal entre os 30 países mais sustentáveis do mundo, de acordo com a ONU

Portugal está em 26º lugar num relatório feito por cientistas para a ONU sobre o desenvolvimento sustentável. O País está entre os 30 mais sustentáveis do mundo, num total de 162 avaliados.

Portugal recebeu 76,4 pontos de um máximo de 100 num relatório que destaca a forma como o País está a cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com especial destaque para o sétimo, relacionado com as energias renováveis e acessíveis. Este ODS foi medido com a percentagem da população com acesso a eletricidade, percentagem da população com acesso a combustíveis limpos e tecnologia para cozinhar, quantidade de dióxido de carbono (CO2) lançado pela queima de combustíveis ou eletricidade e a percentagem de energia renovável utilizada no consumo de energia.

Ainda assim, o relatório da ONU diz que Portugal com grandes desafios em questões como a erradicação da fome e nos objetivos 12, 13 e 14: produção e consumo sustentáveis, ação climática e proteção da vida marinha.

Ao nível da ação climática, o relatório diz que o desempenho de Portugal tem sido negativo, sendo necessárias medidas urgentes para combater as alterações climáticas ao nível das políticas, estratégias e planeamentos nacionais.

Os dez países com desenvolvimento mais sustentável são todos membros da União Europeia: o primeiro da lista é a Dinamarca, com 85,2 pontos, seguindo-se Suécia, Finlândia, França, Áustria, Alemanha, República Checa, Noruega, Holanda e Estónia.