Quantcast
agricultura

Preço dos alimentos a baixar

Preço dos alimentos a baixar

O índice de preços dos alimentos da FAO caiu pelo terceiro mês consecutivo em junho, uma queda influenciada, principalmente, pelos preços mais baixos do trigo, milho e óleo de palma, reflexo de uma oferta abundante e da melhoria das perspetivas mundiais para a produção destes produtos básicos. 

De acordo com o último relatório da FAO, “Perspetivas sobre as colheitas e a situação alimentar”, as previsões para a produção mundial de cereais têm continuado a melhorar, com revisões em alta das previsões sobre o abastecimento de cereais secundários e de trigo para 2014/15.

 A última previsão da organização para a produção mundial de cereais em 2014 situa-se agora nos 2 498 milhões de toneladas (incluindo o arroz branqueado), 18 milhões de toneladas a mais em relação aos dados anteriores.

banner APP
 

“O índice de preços dos alimentos, com base nos preços de um conjunto de produtos básicos negociados internacionalmente, teve em junho de 2014 uma média de 206,0 pontos, o que representa uma queda de 3,8 pontos (1,8%) em relação a maio e quase 6 pontos (2,8%) abaixo do nível de junho de 2013”, refere o relatório.

O índice tinha atingido em março de 2014 o nível mais alto em 10 meses com 213 pontos, mas caiu em abril, maio e junho, principalmente como consequência da diminuição dos preços dos cereais, óleo vegetal e produtos lácteos. Os preços do açúcar também caíram em junho em relação a maio, mas permaneceram acima dos do ano passado, por oposição aos preços médios da carne que aumentaram em maio.