O aumento elevado dos preços dos factores de produção pode pôr em causa a produção dos cereais de sequeiro. O alerta é da Anpoc que revela que este incremento está a tornar-se insustentável para os produtores.
“O preço da generalidade dos factores de produção aumentou – sobretudo fertilizantes e combustíveis – no último ano entre 80% e 150% contra um aumento de cerca de 20% a 30% do preço final das matérias-primas produzidas (ex: trigo, cevada, triticale e aveia)” aponta a Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosa (Anpoc).
A Anpoc salienta que os cerca de 200 mil hectares em Portugal de cereais de sequeiro (cerca de 50% do total dessa cultura) não poderão ser reconvertidos para outra utilização.
Perante esta conjuntura, a associação deixa algumas sugestões que, afirma, podem combater a situação em que se encontram os produtores. As medidas propostas implicam considerar a fileira dos cereais como estratégica no Proder, adequar as medidas agro-ambientais à realidade de cerealicultura nacional e aproveitar as negociações no âmbito da revisão da PAC para reforçar o sector.