Agricultura

Produção de azeitona com crescimento de 20%

Produção de azeitona com crescimento de 20%

A produção de azeitona para azeite terá um crescimento de cerca 20% , estimando-se que possa chegar às 870 mil toneladas, segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas, de dezembro de 2019, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Contudo, é de relembrar o aumento das dificuldades na gestão do bagaço de azeitona, que pode comprometer o desenvolvimento normal da colheita.

No caso da castanha, também é esperada uma boa campanha, com um crescimento de 5% na produção face ao ano anterior.

O aumento de produtividade no milho de regadio gerou um aumento de 5% face à campanha anterior, tendo ultrapassado as 700 mil toneladas.

O início da campanha de cereais de inverno tem decorrido sem incidências, prevendo-se uma diminuição de 10% da área semeada de aveia para grão.

Pecuária e produtos lácteos

Segundo o boletim, “o peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 33 324 toneladas, o que representou um aumento de 6,5%, devido ao maior volume de galináceos (+5,5%), perus (+14,2%), patos (+8,3%) e coelhos (+8,6%)”.

O volume de produção de frango verificou um aumento de 5,3%, com uma produção de 28 142 toneladas. O número de cabeças foi também superior em 4,4%. A produção de ovos de galinha para consumo também apresentou um crescimento de 1,4%, com uma produção de 10 104 toneladas.

A produção de leite de vaca atingiu 148,9 mil toneladas, um aumento de 2,5%. Contudo, o fabrico de produtos lácteos diminuiu 9,9%, provocado pelo decréscimo de 13,4% na produção de leite para consumo e de 13% nos leites acidificados.

O Boletim Mensal da Agricultura e Pescas divulga um conjunto de informação conjuntural relativa ao setor primário e pode ser consultado aqui.