Quantcast
Hortofrutícolas

Recuperar o figo e definir boas práticas: conheça o GoFigo

Recuperar o figo e definir boas práticas: conheça o GoFigo

O grupo operacional GoFigo Produção está a desenvolver um projeto, financiado por fundos europeus, que tem como objetivo recuperar a cultura da figueira na região de Torres Novas. De acordo com a publicação regional Médio Tejo, a iniciativa pretende criar uma organização de produtores que valorize e rentabilize de forma equilibrada o figo local.

À frente do projeto está Michele Rosa da Rosagro – Sociedade Agrícola, que viu o projeto ser aprovado no âmbito do PDR 2014-2020 e que reuniu o apoio de parceiros como DoceTerra, Casal dos Cardos Sociedade Agrícola, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Instituto Superior de Agronomia e Associação Qualifica/oriGIn Portugal.

“Todos juntos conseguimos ir mais longe. Sozinhos somos demasiado pequenos (…) Estamos na moda, temos que alavancar isto. Antes disto acontecer [a procura do figo ter aumentado devido às novas filosofias de alimentação saudável] já queríamos recuperar [os figueirais], mas foi uma alavancagem”, justifica Michele Rosa, impulsionadora do projeto.

A publicação Médio Tejo revela que o objetivo do grupo operacional é definir técnicas de produção que “assegurem uma maior qualidade do figo, aumento de produção e diminuição dos custos”. A iniciativa pretende, por fim, publicar um caderno de boas práticas para a fileira do figo.