As previsões a médio prazo para o rendimento agrícola da União Europeia até 2015 tendem a ser positivas. A constatação é de um relatório da Comissão para o período 2008-2015 que revela que, “apesar do retrocesso significativo a curto prazo, resultante da recessão económica, as perspectivas de médio prazo para o rendimento agrícola na UE permanecem positivas, com o rendimento agregado em termos reais e por unidade de trabalho a exceder o ano 2007, já bastante favorável, em 7,5%, em
As perspectivas de médio prazo para o mercado dos produtos agrícolas apontam ainda para uma recuperação gradual, apoiada em factores estruturais como o aumento da procura alimentar mundial, o desenvolvimento do sector do biodiesel e o declínio, a longo prazo, do aumento da produtividade na colheita de produtos.
No que diz respeito aos preços dos cereais prevê-se uma recuperação a médio prazo, mas sujeita a grandes flutuações. As oleaginosas deverão registar uma maior procura por efeitos da sua utilização no biodiesel.
No sector das carnes, as previsões da Comissão Europeia são “moderadamente positivas”. A produção e o consumo de aves e carne de porco deverão aumentar, mas a produção de carne de vaca e de ovinos irá diminuir.
![banner APP](https://www.vidarural.pt/wp-content/uploads/sites/5/2021/07/banner_APP_VR.jpg)
Já a produção de leite deverá conhecer um aumento gradual durante a eliminação das quotas leiteiras, mas, afirma a Comissão, “permanece abaixo dos níveis de quota agregada da União Europeia durante o período em análise”.
As perspectivas agrícolas para 2008-2015 da União Europeia foram elaboradas com base nos dados disponíveis