Agroindústria

Setor alimentar e retalho regista crescimento de 45% nas compras online

Setor alimentar e retalho regista crescimento de 45% nas compras online

O setor do Comércio Alimentar e Retalho registou um crescimento de 45% nas compras online, entre 30 de março a 5 de abril. A informação foi divulgada pela SIBS, para esclarecimento do impacto do novo Coronavírus (COVID-19) nos hábitos de consumo dos portugueses, na economia e sociedade em geral.

De acordo com os dados, tal como nas semana anteriores, verifica-se uma estabilidade do peso dos Super & Hipermercados, Farmácias e Parafarmácias ao qual esta semana se junta a Pequena distribuição alimentar, bebidas & tabaco, que se mantêm, com ligeiras oscilações nas últimas três semanas, representando mais de duas em cada três transações realizadas em lojas físicas pelos Portugueses.

No que respeita às compras realizadas online distribuídas por setor, verifica-se uma evolução do peso das compras em vários setores, sendo que o Comércio Alimentar & Retalho registou um acréscimo de 45%.

Infografia SIBS

Na semana de 30 de março a 5 de abril verificou-se um incremento na maioria dos indicadores apresentados, a renovação do Estado de emergência não originou significativas alterações nos padrões de consumo em Portugal, com um aumento de 17 pontos base nas compras de e-commerce e de 6 pontos nas transações em lojas físicas, face à semana de 23 a 29 de março, com os portugueses a privilegiarem as compras online em vários setores.