Hortofrutícolas

Syngenta apresenta sustentabilidade no portfólio de sementes hortícolas na Fruit Logistica 2020

A equipa de sementes hortícolas da Syngenta está de regresso à Fruit Logistica, que decorre entre 5 e 7 de fevereiro, em Berlim, onde vai apresentar o portefólio de variedades da empresa e mostrar as suas soluções sustentáveis, incluindo uma novidade – uma mini-melancia sem sementes.

Um dos destaques deste ano, esta mini-melancia, é uma adaptação da fruta ao consumidor que contribui para a redução do desperdício alimentar. Mas a empresa não fica por aqui: “Entre as novidades em exposição vai estar a completa gama de variedades de pimento, aptas para produção em todas as épocas do ano, com um vasto leque de resistências a doenças, e adequadas para todo o tipo de agriculturas, convencional ou biológica”, revelou a Syngenta em comunicado.

A empresa apresentou várias inovações com o objetivo de procurar traços genéticos e tecnologias de produção que tornem as culturas mais sustentáveis, como o novo brócolo multiflorete “Easy-Broq” ou as variedades de tomate-cereja pera, que contribuem para reduzir significativamente a perda de alimentos em cada ponto da cadeia de valor.

No evento serão também apresentadas novas variedades de couve “Champion”, que demonstraram grande resistência aos efeitos das alterações climáticas, e em particular às principais doenças, o que permite obter maior produtividade e de melhor qualidade.

“Dedicar um maior esforço à procura de traços genéticos concretos e a tecnologias de produção que tornem as culturas mais sustentáveis ajudará os agricultores a contribuir para uma melhor preservação do solo, a proteger os recursos naturais e a aumentar as boas práticas agrícolas mais adequadas ao clima atual, algo que também preocupa os consumidores”, refere Arend Schot, diretor da Unidade de Sementes de Hortícolas da Syngenta para a Europa.

Investimento na inovação

“A Syngenta anunciou recentemente o seu compromisso de investir mil milhões de dólares em inovação, destinada especificamente a contribuir para uma mudança significativa na sustentabilidade da agricultura”, afirma Arend Schot.

Os principais objetivos deste investimento em sustentabilidade agrícola serão aumentar a qualidade e o valor nutritivo dos alimentos, melhorar a resistência e adaptação às alterações climáticas, reduzir o uso de fitofármacos, reduzir tarefas de campo na produção das culturas e contribuir para a redução do desperdício dos alimentos.

tomate cereja purpura

Prémio à inovação

O inovador tomate YOOM da Syngenta, tomate cereja de cor púrpura, foi nomeado para o prestigiado Fruit Logistica Innovation Award (FLIA), um prémio que reconhece as inovações que se destacam pelo seu contributo para a cadeia de abastecimento de frutas e hortícolas, desde a produção ao ponto de venda.