O novo fungicida da Syngenta é usado no controlo de oídio e black rot, doenças que causam elevados estragos na vinha com custos elevados. O black rot ou podridão negra é uma “nova” doença que se propagou, nos últimos anos, desde a zona da Bairrada a quase todo o País, causando estragos significativos, especialmente na zona do Dão, mas também no Minho.
O Dynali é constituído por duas substâncias ativas, a ciflufenamida, uma nova matéria ativa de uma nova família química, e o difenoconazol, que obtém pela primeira vez em Portugal registo para o controlo do oídio. Esta combinação faz do Dynali um fungicida preventivo e curativo, que protege as folhas e cachos.
“O nosso portefólio de produtos para a vinha está perfeitamente ajustado às necessidades dos viticultores portugueses. Por exemplo, com a nossa gama de fungicidas, entre os quais se posiciona o Dynali, é possível proteger a vinha das principais doenças, desde o início até ao final do ciclo vegetativo, usando produtos com modos de acção distintos, sem repetir a mesma substância activa mais do que duas a três vezes, o que minimiza os riscos de resistência”, afirma Maria do Carmo Pereira, responsável de Marketing da Syngenta em Portugal.