O encontro decorre já no próximo dia 2 de maio e conta com a presença de Helena Freitas, vice-reitora da Universidade de Coimbra, que participa no debate centrado na atual situação do território, nomadamente no que diz respeito aos usos e aptidão agrícola e florestal, apresentando propostas para a valorização do setor.
No dia 9 de maio, Francisco Carvalho Guerra, professor catedrático e antigo presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, é o orador da sessão “A Universidade como Visão e como Missão”, que pretende clarificar o papel do ensino superior no desenvolvimento integral e cívico dos alunos. No encontro marcado para 16 de maio, a temática “Racionalização ou racionamento em saúde?” estará em discussão, contando com a presença de José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, que tem o desafio de explicar como deve ser feita a gestão dos recursos na área da saúde.

O encerramento das tertúlias ocorre no dia 30 de maio, com o tema “Comunicar Ciência: Os jornalistas ainda servem para alguma coisa ou é melhor ignorá-los?”. Esta sessão conta com a participação de António Granado, jornalista e editor na RTP.