Agricultura

Uruguai disponível para apoiar transformação da agricultura angolana

Uruguai disponível para apoiar transformação da agricultura angolana

O Uruguai mostrou-se disponível para apoiar Angola na transformação da sua agricultura. As declarações foram proferidas pelo ministro das Relações Externas do país, Rodolfo Nin Novoa, em Luanda, à margem de uma reunião entre delegações ministeriais dos dois países.

“O Uruguai é um grande produtor de alimentos, Angola é um grande produtor de energia através do petróleo. Temos imensas matérias e amplas possibilidades de intercâmbio em benefício dos nossos povos, que é o objetivo final de qualquer Governo do mundo”, defendeu o ministro do Uruguai.

Rodolfo Nin Novoa sublinhou ainda “os vários esforços” que Angola tem feito em diversas frentes, nomeadamente na institucionalização democrática e na aposta em diversificação da produção.

“É um país muito dependente do petróleo e vemos como se tem esforçado para diversificar a sua matriz produtiva e ter uma outra fonte de sustento. Desse ponto de vista, tem condições excecionais para a agricultura”, defendeu.

“Sendo um país eminentemente agrícola, o Uruguai pode oferecer a sua experiência para passar de uma agricultura de subsistência para uma agricultura mais empresarial”, afirmou ainda o ministro uruguaio.