Pecuária

Vacas utilizam óculos de realidade virtual para a diminuir ansiedade

IACA alerta que alimentação dos animais pode estar em risco devido à greve dos motoristas de matérias perigosas

Em Moscovo, foi realizada uma experiência com o objetivo analisar os efeitos da utilização de dispositivos de realidade virtual (RV) em vacas, mais precisamente para diminuir a sua ansiedade e melhorar a produção de leite.

O ministério da Agricultura e Alimentos russo referiu, numa nota divulgada através da sua página oficial, uma pesquisa que revela uma ligação direta entre a experiência emocional da uma vaca e a produção de leite.

De forma a poder pôr em prática a experiência, foram desenhados óculos com sistema RV, especificamente, adaptados para o porte destes animais e os mesmos foram colocados em toda a manada para que as vacas possam ver um pasto tranquilo e verde, mesmo que não seja essa a sua realidade.

Os produtores acreditam que a tecnologia pode tornar os animais mais felizes através da simulação de outros ambientes, o que deve levar a uma melhoria da qualidade de produtos como leite.

A equipa que vai dar seguimento ao projeto é composta por veterinários e consultores, que vão analisar a produção diária de leite para poderem comparar os resultados. Ainda não há previsão de quando os primeiros resultados serão divulgados uma vez que a análise será realizada a longo prazo e até ao momento, não há conclusões sólidas, mas resultados prévios apresentam uma redução na ansiedade das vacas.