exportações

Vendas de vinho do Porto a crescer

Vendas de vinho do Porto a crescer

Em 2013 foram exportados 315 milhões de euros de vinho do Porto, um aumento de 3,4% no volume de negócios face ao ano anterior. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), as exportações de categorias especiais de vinho do Porto, como os Porto premium, tiveram “os melhores resultados de sempre”.

Para o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, “o mérito é das empresas que se dedicam, dia a dia, a inovar e a levar este vinho do Porto cada vez mais longe”. A quantidade global de vinho do Porto vendido para o exterior sofreu uma quebra de 3,6% para 7,5 milhões de caixas de nove litros.

Apesar disso, em 2013 a quota de mercado de exportação de vinho do Porto premium foi superior a 21% em quantidade e ultrapassou os 40% em valor, tendo registado 128 milhões de euros. Saíram ainda de Portugal cerca de 1,7 milhões de caixas de categorias especiais deste vinho, tendo-se verificado um crescimento de 3,1% em quantidade e 8,6% no preço médio.

A categoria especial que mais contribuiu para este crescimento em 2013 foi o “vintage”, com o “vintage” 2011 a representar 50% da quantidade exportada deste tipo de vinhos. Em termos de vendas, os “vintage” registaram um aumento de 87% com 91 mil caixas, mais 510 mil garrafas do que no ano anterior.

Segundo o IVDP, os reserva continuam a liderar nas categorias especiais, com 700 mil caixas, tendo registado um aumento de 4,1% em quantidade, mais 331 mil garrafas do que em 2012. Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá e Holanda são os cinco principais mercados importadores de Porto premium, com o Reino Unido a deter uma quota de 40%.