Quantcast
Vinha e Vinho

Candidaturas ao apoio à destilação de vinho em situação de crise estão abertas

As candidaturas à Destilação de Crise para 2021 abriram, sendo que a medida para o setor do vinho possui uma dotação de 10 milhões de euros.

As candidaturas à Destilação de Crise para 2021 já foram abertas, sendo que a medida possui uma dotação de 10 milhões de euros. Em comunicado, o Ministério da Agricultura recorda que a medida tem o objetivo de apoiar a destilação de vinho DOP e IG, para a produção de álcool destinado exclusivamente a fins industriais (incluindo produtos de desinfeção ou fármacos) ou para fins energéticos.

O Ministério considera que “é determinante que se mantenha a valorização dos produtos vitivinícolas, nomeadamente do vinho – que tem tido uma dinâmica notável nas exportações – o que requer que sejam mobilizados instrumentos para sustentar o incremento de valor na fileira e minimizar o impacto da crise no valor das uvas”.

“Esta medida, assim com outras que temos lançado a título excecional no contexto desta pandemia, pretendem contribuir para manter a vitalidade notável que o setor do vinho tem revelado”, afirmou a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

As candidaturas poderão ser submetidas pelos destiladores, no site do Sistema de Informação da Vinha e do Vinho (SIVV), até ao dia 26 de julho.