A Enartis, multinacional italiana do Grupo Esseco, que opera no setor das bebidas alcoólicas e no mercado dos produtos e serviços vitivinícolas, finalizou a aquisição da maioria do capital da Watgrid (marca no mercado: Winegrid), uma empresa portuguesa que desenvolveu e patenteou uma tecnologia de ponta para monitorizar a produção de vinho através de sensores.
A aquisição segue-se após, em fevereiro, a Enartis ter assumido a distribuição mundial, em exclusivo, das soluções da Winegrid. Com esta aquisição, a Enartis pretende tornar-se líder na digitalização e automatização das adegas modernas, em total sinergia com a oferta de produtos enológicos da empresa.
A tecnologia da Winegrid baseia-se na utilização de sensores inteligentes que são aplicados em diferentes fases da produção de vinho, particularmente durante a fermentação. Estes sensores recolhem dados em tempo real sobre o progresso da fermentação e outros parâmetros importantes.
Os dados recolhidos são processados por software de Inteligência Artificial (IA) e algoritmos avançados num sistema de informação proprietário numa plataforma SaaS (Software as a Service), a qual fornece informações aos produtores de vinho sobre a fermentação e o afinamento do vinho.
“Em linha com o objetivo da Enartis de trazer a “vinificação inteligente” para apoiar as adegas em todo o mundo, a tecnologia Winegrid permitirá aos produtores aumentar a eficiência das suas adegas. Além disso, o software de IA permitir-lhes-á realizar análises preditivas da sua produção, minimizando a necessidade de amostragem e análise do produto durante o processo de vinificação”, considera Piermario Ticozzelli, diretor de Negócios Estratégicos da Enartis.
“A Enartis representa uma oportunidade para a Winegrid ganhar acesso direto ao setor da produção de vinho a nível global, devido à integração perfeita de competências entre os dois mundos, que são naturalmente complementares: juntos ouvimos a voz dos enólogos e damos resposta às suas necessidades”, explica, por sua vez, Rogério Nogueira, cofundador e CEO da Winegrid.