Agroindústria

Azeite português é um dos preferidos dos brasileiros

Azeite português é um dos preferidos dos brasileiros

O Brasil importou cerca de 60 mil toneladas de azeite na campanha de 2016/2017, com Portugal a liderar o ranking como um dos maiores fornecedores, representando 57% do azeite importado pelo país.

Os números são do Conselho Oleícola Internacional (COI) e revelam que na última campanha as importações brasileiras de azeite ultrapassaram as 60 139 toneladas, um crescimento de 19% face ao período homólogo.

A Europa é o maior fornecedor de azeite do Brasil, com um total de 84% das importações. Logo a seguir a Portugal, surgem no ranking dos maiores exportadores para aquele país Espanha (20%), Itália (6%) e Grécia (1%). As restantes compras de azeite são feitas na Argentina (9%) e Chile (6%).

Importa ainda referir que na última campanha, os preços do azeite registaram um crescimento. Em Espanha, os preços de produção do azeite virgem extra fixaram-se nos 3,71 euros por kg, no final de outubro, um aumento de 19% face à última campanha. Em Itália, a tendência foi inversa, com uma quebra nas últimas semanas e com os preços a fixarem-se nos 5,33 euros por kg.