Foi no passado dia 29 de março que a Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade em Alcobaça recebeu a apresentação do novo produto da Adama no mercado português – o Brevis.
De acordo com a empresa, estiveram reunidos cerca de 90 profissionais que assistiram ao evento que contou com oradores especialistas em fruticultura, nomeadamente em macieira, vindos de Portugal e de Espanha.
O Brevis, agora lançado em Portugal, “destina-se sobretudo à monda química em macieira e pereira e tem excelentes resultados em variedades com muita dificuldade de monda, como é o caso da Gala ou da Fuji. O modo de ação deste produto é diferente do comum, pois atua através da inibição temporal da capacidade fotossintética da planta, o que provoca um défice de hidratos de carbono e, consequentemente, a queda dos frutos laterais. Mantendo-se apenas os frutos centrais, mais vigorosos e com mais possibilidade de sucesso. Tudo isso com o objetivo de reduzir as necessidades de monda manual ou outras ações orientadas para a regulação das árvores de fruto, o que afeta diretamente e de uma forma positiva a produção de frutos de maior qualidade, maior calibre, cor e firmeza dos frutos, com o objetivo final de aumentar as receitas e reduzir os custos do produtor”, refere a empresa.
“Este é um produto diferente de todos os que existem atualmente no mercado. Trata-se de um avanço importante porque este produto não tem ação hormonal, que acarreta outro tipo de contraindicações que, assim, este produto não apresenta”, acrescenta.