A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) decidiu criar o seu próprio espumante já que, segundo a organização, “os champanhes e espumantes estão a tornar-se cada vez mais bebidas para o dia-a-dia e a taxa de crescimento das vendas não pára de crescer.”
Para o presidente da ACVCA, José Miguel d’Almeida, “trata-se também de acompanhar as tendências do mercado, uma vez que em termos mundiais e nacionais, os espumantes são vinhos muito acarinhados. Pensamos que no nosso caso, a excelência das nossas castas brancas, nomeadamente a Antão Vaz, aconselhava que dessemos esse passo”.
O VDG, nome dado ao espumante, foi ‘espumantizado’ nas Caves da Montanha na Bairrada, uma das regiões de Portugal com maior experiência no fabrico ou preparação deste género de vinhos.

Para Luís Leão, enólogo da ACVCA, “este é mais um passo na estratégia de diversificação dos nossos vinhos, e no futuro contamos ter mais novidades nesta linha de produtos.”
Segundo dados do IVV, citados pela Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, em Portugal, a produção de vinho espumante cresceu 324% entre 2004 e 2015, fixando-se no ano passado num total de 37 400 hectolitros.