É já no próximo dia 27 de abril, no Solar do Vinho do Dão, que a CVRD dará o pontapé de saída da Rota dos Vinhos do Dão. Será digital, terá 41 aderentes e começa com um seminário onde o Dão vai aprender com o Alentejo e La Rioja o caminho do sucesso mundial.
O evento decorrerá no final de um dia em que responsáveis e especialistas sobre as temáticas do vinho e do turismo nacional irão debater e analisar em seminário as potencialidades enoturísticas da região.
Arlindo Cunha, presidente da CVRDão, Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro e João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, abrirão os trabalhos de um encontro em que participarão também Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, José Morgado Ribeiro, presidente da CIM Dão-Lafões e Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, que o encerrará.
António Fontes, coordenador do estudo para a definição, estruturação e gestão da Rota dos Vinhos do Dão, fará a contextualização dos dados apresentados e desvendará as soluções encontradas.
Dora Simões, Presidente da CVRA, mostrará o caminho traçado pelo Alentejo até se tornar a Melhor Região de Enoturismo do Mundo em 2014. A experiência internacional de sucesso será revelada por Tom Perry, da Região Demarcada de La Rioja, em Espanha.
Haverá ainda um painel de especialistas que debaterá as “Perspetivas para o Mercado do Enoturismo”, com moderação do jornalista da RTP, Luís Costa, e intervenção inicial de Maria João de Almeida, jornalista e autora do “Guia do Enoturismo em Portugal”, ficando a discussão do tema a cargo de Manuel Pinheiro, presidente da ANDOVI, Jorge Sampaio, presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, João Marinho Falcão, da Vinitur, e de Alexandra Prado Coelho, jornalista de O Público.
Após o lançamento da Rota, os 41 produtores, donos de adegas e de enoturismos da região do Dão passarão a dispor de uma plataforma de divulgação dos seus negócios à escala mundial. Uma aplicação mobile para smartphones e um site divulgarão os seus vinhos, revelarão a sua localização e mostrarão a sua oferta de serviços, sejam lojas, adegas ou projetos de enoturismo.

