A Auchan Retail Portugal assinou esta semana um protocolo com a fileira dos cereais do Alentejo que se irá traduzir na venda de pão produzido com cereais do Alentejo nas lojas da insígnia.
Capoulas Santos, ministro da Agricultura, marcou presença na assinatura do acordo e defendeu que “queremos tirar partido do que de melhor temos, em todos os setores. E os cereais do Alentejo são os melhores e dão o melhor pão do mundo. Esta é uma iniciativa que merece o agradecimento do Governo.”
O protocolo assinado entre a Auchan Retail Portugal e o Clube Português dos Cereais de Qualidade, a Certis – Controlo e Qualidade e a Cerealis – Indústria de Moagem vai impulsionar uma produção dedicada de cereais no Alentejo para que a Auchan disponibilize em todo o país pão produzido com estes cereais.
Pedro Cid, Diretor-geral da Auchan Retail Portugal, aproveitou a ocasião para mostrar que a empresa está aberta “a mais parcerias destas, onde podemos criar valor e onde o objetivo é a sustentabilidade da cadeia, um aspeto fundamental”, defendeu.
Já Fernando Carpinteiro Albino, Presidente do Clube Português dos Cereais de Qualidade, sublinhou que “os cereais do Alentejo têm uma qualidade ímpar e são melhores que os importados”. Rui Amorim, Presidente da Cerealis, fez votos para que na sequência desta iniciativa “outros sucessos venham a caminho”.
Este lançamento está enquadrado na estratégia ‘Visão 2025’ adotada pela Auchan Retail Portugal e que promove a defesa do comércio responsável. Para a empresa, o produto agora anunciado está “totalmente integrado no conceito de agricultura sustentável, que assenta essencialmente na produção de bens seguros, com respeito pelo ambiente, desenvolvimento social e rastreabilidade. É um produto economicamente viável que respeita os ciclos naturais, minimiza impactos ambientais e beneficia uma região do interior do país.”
Recorde-se que em 2016 também o Continente anunciou o lançamento de um pão de cereais do Alentejo fruto de uma parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Clube de Produtores de Cereais de Qualidade com o associado ‘Cooperativa de Beja e Brinches’, a Gérmen Moagens de Cereais, SA e a Panificadora Marques Filipe, membro do Clube de Produtores Continente.