Agroindústria

Bebidas feitas a partir de soro de leite vencem concurso de ideias AgriEmpreende

Bebidas feitas a partir de soro de leite vencem concurso de ideias AgriEmpreende

Uma tecnologia que permite tratar o soro do leite para a criação de bebidas nutritivas foi a grande vencedora do ‘Concurso de Ideias de Negócio do programa AgriEmpreende’, concurso que distingue ideias inovadoras em áreas como tecnologias e produtos emergentes, embalagens inteligentes, agricultura e alimentação.

Para além das bebidas feitas a partir do soro do leite, foram ainda premiados um adubador ecológico de alta precisão que permite minimizar o impacto ambiental e a contaminação dos solos e o Pão de Medronho, que apresenta características muito distintas em termos nutricionais.

O grande vencedor, o projeto Toal Ecobebidas, baseia-se numa tecnologia de tratamento de soro de leite (subproduto resultante da manufatura do queijo) que permite a sua transformação em duas bebidas com vários sabores e aromas – Toal Proteína e Toal Energia.  A ideia é de Daniela Costa e Rita Martins, estudantes de mestrado em Segurança Alimentar na Universidade de Coimbra.

Por sua vez, o projeto do adubador ecológico de alta precisão tem como objetivo dosear com alta precisão e de acordo com as necessidades reais dos terrenos agrícolas uma melhor aplicação do produto, minimizando os impactos ambientais e a contaminação dos solos. Por fim, o terceiro projeto vencedor, um Pão de Medronho de base tradicional, incorporado medronho após ser submetido a um processamento tecnológico nas diferentes partes do fruto. De acordo com os responsáveis pela ideia, trata-se de um pão “rico em minerais e em vitaminas, com compostos antioxidantes, ácidos gordos mono e polinsaturados e ácidos orgânicos voláteis.”