O cluster Baga@Bairrada, projeto que nasceu de um desafio lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) aos produtores da região, lançou agora três novas referências. Numa nota enviada às redações, os responsáveis pelo projeto revelam que chegam agora ao mercado os vinhos ‘Aliança Baga@Bairrada Reserva Bruto rosé 2014’, ‘Mata Fidalga Baga@Bairrada Vinhas Velhas Extra Bruto branco 2014’ e ‘Messias Baga@Bairrada Blanc de Noirs Grande Reserva Bruto branco 2012’.
Este projeto nasceu com apenas cinco referências e como o objetivo de criar uma nova categoria de espumantes que fizesse concorrência aos franceses Champagne, aos espanhóis Cava e aos italianos Prosecco.
Hoje, este cluster dos produtores da Bairrada conta já com dez espumantes que pretendem estabelecer “um standard coletivo para um espumante feito a partir da casta bandeira da região, a tinta Baga.”
O objetivo da CVB é “sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica (e predominante) da Bairrada, valorizando a casta, a região vitivinícola, e gerando notoriedade para o grande fator diferenciador: a Bairrada como região com massa crítica suficiente para fazer espumantes brancos de uma casta tinta.”