Quantcast
Vinha e Vinho

2024 foi “o melhor ano de sempre” para o enoturismo no Alentejo

2024 foi “o melhor ano de sempre” para o enoturismo no Alentejo Direitos Reservados

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anunciou que 2024 foi “o melhor ano de sempre” para o enoturismo da região, com um aumento de 21,6% face ao ano anterior, e registando 195 mil visitantes.

De acordo com o comunicado de imprensa, os portugueses continuam a ser os que mais visitam os centros de enoturismo alentejanos, representando 55% do total de visitantes.

 

Seguem-se os visitantes brasileiros e os americanos. No entanto, a nota de imprensa dá conta de que foi a nacionalidade alemã que registou o maior aumento (22%). Já os visitantes do Canadá, da Argentina, da Austrália, da Áustria e da China também se destacaram entre os interessados pelos programas vínicos da região.

Quanto às preferências de roteiro enológico disponíveis nos três distritos do Alentejo, a Rota Histórica, no distrito de Évora, foi a “mais cobiçada” e a que apresentou o maior aumento de visitantes face a 2023, tendo registado um crescimento de 36,25%, refere a comunicação.

banner APP
 

O segundo maior crescimento registou-se na Rota do Guadiana, no distrito de Beja, com uma percentagem de 3,38%. Em terceiro lugar, surge a Rota de São Mamede, no distrito de Portalegre, com uma percentagem de crescimento correspondente a 2,95%.

No que toca à evolução de turistas nos centros de visitas e de apoio ao enoturismo, em 2024, registou-se um aumento de 44,92% face a 2023, com os turistas brasileiros a lideraram e a representarem 21,26% do total de visitantes. Logo a seguir, surgem os visitantes nacionais (16,59%) e, em terceiro lugar, os turistas oriundos dos EUA.

 

Os dados recolhidos pela CVRA são oriundos de uma análise aos 76 enoturismos aderentes à Rota dos Vinhos do Alentejo e o inquérito aplicado obteve uma taxa de resposta de 86,84%.