Gin

Gin alentejano quer conquistar mercado europeu

Chama-se ‘Friends’ e é o resultado de quatro anos de testes à volta de alambiques artesanais, 438 botânicas e mais de mil macerações e microdestilações. O gin premium alentejano chegou agora ao mercado nacional, mas já tem os olhos postos na Europa, com o objetivo de chegar à Bélgica, a França e ao Luxemburgo muito em breve.

O novo gin nacional é resultado do trabalho do produtor de vinhos Tiago Cabaço e do engenheiro agrónomo Luís Ferreira, que se uniram para criar um gin artesanal que refletisse o carácter da viticultura portuguesa.

“As 38 botânicas presentes no Friends deixam antever um gin complexo, intenso e aromático, de onde se destacam as passas de uva Touriga Nacional”, revelam os produtores. O gin estagiou em barricas de carvalho e à quadrupla destilação em alambiques artesanais ganhou “um cunho marcadamente português”.

Já o rótulo, produzido pelo atelier Rita Rivotti Wine Branding & Design, pretende traduzir a história do Friends através de um estilo vintage.

Com 8000 garrafas já produzidas, o objetivo é chegar aos mercados belga, francês e luxemburguês em breve e a outros novos mercados já em 2016, através da duplicação da produção.

Por cá, o gin Friends está já disponível em garrafeiras, lojas especializadas, bares e discotecas por um PVP recomendado de 32,90 euros.