Agroindústria

Grupo Parlamentar do PS quer campanha de informação sobre os benefícios do leite

Grupo Parlamentar do PS quer campanha de informação sobre os benefícios do leite

O Grupo Parlamentar do PS apresentou um projeto de resolução que pede ao Governo que desenvolva uma “campanha de informação sobre as qualidades do leite e dos seus benefícios para a saúde”. No projeto apresentado, os socialistas criticam as “bebidas apresentadas como ‘alternativas’ ao leite e que utilizam de forma ilegal a denominação de ‘leite’”.

“Nos últimos anos em Portugal, tem-se assistido uma instabilidade no setor leiteiro, particularmente grave ao nível da produção”, diz ainda o projeto, pedindo ao Governo que crie uma “campanha de informação sobre as qualidades do leite e dos seus benefícios para a saúde”.

“As razões para este são diversas, quer de origem externa – como o fim das quotas leiteiras [em 2015], o embargo russo ou a crise económica – mas, também de origem interna, derivadas do decréscimo no consumo de leite e dos seus derivados. A diminuição do consumo interno de leite e de produtos lácteos deve-se, entre outras razões, ao aparecimento, e o aumento do consumo, de bebidas apresentadas como ‘alternativas’ ao leite que utilizavam e utilizam de forma ilegal a denominação de ‘leite’”, acusam os deputados do PS.

“Constata-se, igualmente, a difusão de verdadeiras campanhas, pelos mais diversos meios de comunicação, contra o consumo de leite. Estas campanhas de desinformação, sem qualquer suporte científico, associam ao consumo de leite influências negativas no bem-estar e saúde humanas, contribuindo para um aumento das preocupações dos consumidores relativamente a este produto”, prossegue o Grupo Parlamentar do PS.

Os socialistas sugerem, assim, a realização de uma campanha promovida pelo Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, do Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Economia e do Ministério do Trabalho e da Segurança Social.