Já são conhecidos os seis vencedores da segunda edição do Prémio Intermarché Produção Nacional. Azevagro (Frutas e preparados de fruta), Segredos da Floresta (Legumes e preparados de legumes), PROMERT (Carnes e preparados de carne), Aromáticas Vivas (Produtos Biológicos), COCEBA (Produtos Processados – Queijos) e Sociedade Agrícola Quinta da Lagoalva de Cima (Produtos Processados – Vinhos), foram as empresas cujos projetos foram considerados os que melhor combinaram as vertentes de inovação, sustentabilidade e respeito pelas origens.
À semelhança do ano passado, aos vencedores será assegurado o escoamento dos produtos durante um ano, com a margem repartida entre o produtor e o Intermarché. Para além disso, será também garantida a visibilidade dos seus produtos em diversos meios, incluindo em loja.
Este ano, para além dos Troféus aos melhores projetos, o júri decidiu ainda atribuir duas Menções Honrosas àqueles que, não tendo sido premiados, se destacaram pela sua qualidade e potencial.
O anúncio dos melhores projetos foi precedido pelo debate “Inovar e Investir: os novos caminhos da agricultura nacional”, que contou com a moderação de Nicolau Santos e com a participação da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, da Presidente do Instituto Superior de Agronomia, Amarilis de Varennes, do Presidente da EDIA, José Pedro Salema, da Directora-Geral da APED, Ana Trigo Morais, e de João Pereira da Silva da empresa Cooperfrutas.
Os vencedores
- Frutas e preparados de fruta: Azevagro
- Legumes e preparados de legumes: Sandrina Alves (Segredos da Floresta)
- Carnes e preparados de carne: PROMERT – Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos, S.A.
- Produtos Biológicos: Aromáticas Vivas
- Produtos Processados (Queijos): COCEBA – Cooperativa Agropecuária de Celorico da Beira
- Produtos Processados (Vinhos): Sociedade Agrícola Quinta da Lagoalva de Cima
Menções Honrosas
- Sudoberry – Frutas e preparados de fruta
- Henrique Sanches Manso (Ervas da Zoé) – Produtos Biológicos