As Jornadas Internacionais da Batata realizam-se nos dias 3 e 4 de maio, no Fórum Alcochete, e vão debater os temas que mais importam no atual contexto, com destaque para os mercados internacionais e exportação, a organização da produção, o aumento do custo, as novas tecnologias, a fitossanidade, a escassez de água e as alterações climáticas.
O evento é organizado pela Associação da Batata de Portugal (Porbatata), em parceria com a Associação Portuguesa de Horticultura (APH), a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP).
“As Jornadas Internacionais da Batata serão uma oportunidade única para reunir toda a cadeia envolvida na produção alimentar e colocar no centro do debate os desafios com que, hoje, nos confrontamos. Num mundo em mudança constante, iremos ouvir especialistas nacionais e internacionais, partilhar estratégias e debater os temas que preocupam os agentes do setor”, diz o presidente da Porbatata, Sérgio Ferreira, citado em comunicado.
Entre os oradores internacionais convidados estão: Cedric Porter, da World Potato Market (WPM); Jan Gottschall, da Nederlandse Aardappel Organisatie (NAO); Yolanda Medina da Organizacion Interprofissional de la Patata de Castilla y León(OIPACYL); ou Laurent Cavard, CEO do grupo francês Altho.
O diretor-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andradre, o coach Alexandre Monteiro e a chef Marlene Vieira também marcam presença na iniciativa.
As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 21 de março na plataforma https://www.queroir.pt/jornadas-internacionais-da-batata.