O Lidl revelou que, no âmbito da sua campanha de exportação conjunta com a Portugal Fresh, exportou 27 mil toneladas de hortofrutícolas em 2022, um crescimento de 23% face ao ano anterior. No total, o valor representa mais de 1500 camiões carregados rumo a 11 mercados europeus.
Em comunicado, a insígnia afirma ter “a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa” e ter apoiado 505 produtores nacionais.
Do cabaz de produtos exportados, no ano de 2022, surge como novidade o arranque da exportação da Maçã Reineta de Alcobaça IGP para Espanha, com 90 toneladas a serem enviadas para este mercado, apenas entre novembro e dezembro.

A Pera Rocha do Oeste DOP continua a ser um produto estrela nos mercados europeus, com um total de 16 mil toneladas deste fruto a serem exportadas.
“A evolução dos números é a prova que a nossa missão tem sido bem-sucedida e que os produtos nacionais são de grande qualidade. A parceria que mantemos com a Portugal Fresh desde 2014 tem-nos permitido fazer a diferença nos negócios dos nossos parceiros, com quem caminhamos lado a lado”, explica o diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, Pierre Silva.
Já Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, “sublinha que em 2022, Portugal ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos dois mil milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores. Um patamar que só foi possível de alcançar devido ao esforço competitivo e inovador das empresas portuguesas”.