A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, lançou uma campanha para promover o consumo de batata portuguesa intitulada “Consumir nacional é a lógica da Batata!”.
Segundo explicado em comunicado, a campanha, com o apoio da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), vai ser dinamizada nas redes sociais e estará visível nos suportes de comunicação das cadeias de grande distribuição que aderiram à iniciativa.
“A batata portuguesa merece estar na mesa dos portugueses e, por isso, a Porbatata lança a sua campanha anual para sensibilizar os consumidores a fazerem a escolha mais lógica: comprar nacional. Num contexto tão difícil como o que vivemos, valorizar a produção é ajudar os agricultores a investirem nesta cultura e preservar um alimento fundamental”, diz o presidente da Porbatata, Sérgio Ferreira.
Em 2022, as exportações de batata aumentaram 23%, para 24,6 milhões de euros. Em quantidade, as vendas para os mercados internacionais também cresceram de forma expressiva: 56% (para mais de 81 milhões de quilos). O maior comprador de batata portuguesa é Espanha (representa 67% do valor total das exportações).
A produção de batata em Portugal ocupa uma superfície agrícola de 16 804 hectares. Os dados mais recentes do INE indicam que a produção ultrapassou as 413 mil toneladas em 2021.