Quantcast
Pecuária

Certificação em bem-estar animal Welfair é obtida por Monte do Pasto

A empresa Monte do Pasto obteve a certificação em bem-estar animal “Animal Welfare – Certificação Welfair”.

A certificação em bem-estar animal “Animal Welfare – Certificação Welfair”, aprovada pelo Institute of Agrifood Research and Technology (IRTA), em colaboração com o Basque Institute for Agricultural Research and Development (NEIKER), foi obtida pela empresa Monte do Pasto. Em comunicado, a empresa explica que esta certificação é o resultado da implementação, no processo de recria dos bovinos de ar livre, das melhores práticas de bem-estar animal, baseadas nos protocolos de avaliação desenvolvidos pela Welfare Quality e AWIN.

Esta certificação junta-se à animal “Beter Leven 3 Stars”, atribuída à criação extensiva, que obteve a máxima classificação: 3 estrelas. Criada pela Sociedade de Proteção Animal Holandesa (DUTCH SPA), baseia-se em critérios científicos definidos pela EFSA Scientific Panel on Animal Healthand Animal Welfare.

banner APP VR Mobile
 

A empresa encontra-se, igualmente, a desenvolver o projeto “ETHICAL MEAT”, em parceria com as Universidades de Évora e do Minho, que visa a produção de carne com a máxima qualidade, reforçando o nível de bem-estar animal.

No âmbito do bem-estar, está a promover a seguintes iniciativas:

  • Instalação do primeiro “Parque Experimental de Bem Estar Animal” da Europa, que permitirá incrementar o conhecimento científico acerca do impacto do bem-estar animal na recria e produção de carne.
  • Estabelecimento um protocolo com a Universidade de Évora, para a criação da Cátedra Monte do Pasto Bem-estar Animal – Criação de Bovinos de Ar Livre, através da qual se pretende impulsionar o desenvolvimento e divulgação de processos e tecnologias inovadoras para o setor agropecuário do Alentejo.