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Vinho

Portugal está a exportar menos vinho, mas exporta melhor

garrafas de vinho

Portugal pode até ter exportado menos vinho entre 2012 e 2015, mas está a exportar melhor, ganhando mais dinheiro com as vendas ao exterior. A conclusão consta de um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, que revela que no período em análise, o preço por litro de vinho aumentou cerca de 25,8%, de 2,09 euros em 2012 para uma média de 2,63 euros em 2015.

Em 2015, as vendas de vinho nacional ao exterior atingiram os 739 milhões de euros, cerca de 1,5% do total das exportações portuguesas.

De acordo com o INE, “em 2015 (…) os Vinhos foram o nono principal produto vendido para os mercados externos (peso de 1,5%) e atingiram o quarto maior excedente comercial.” Para além disso, como explica o INE, “nos últimos três anos, a evolução do valor das exportações de Vinhos refletiu o acréscimo do valor unitário, já que as quantidades exportadas (litros) diminuíram. Com efeito, enquanto o valor exportado aumentou continuadamente desde 2010, os litros de Vinhos vendidos para os mercados externos registaram reduções a partir de 2013, após um período de aumento entre 2010 e 2012.”

No primeiro trimestre deste ano a tendência manteve-se. Segundo o Jornal de Negócios, que cita o INE, “em comparação com o mesmo período do ano anterior, evidencia-se uma redução do valor exportado (-3,6%), que reflete a diminuição dos litros exportados (-13,2%), dado que o valor unitário praticado aumentou de 2,43 euros no primeiro trimestre de 2015 para 2,70 euros”.

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Vinho do Porto continua a liderar a tabela

Para além disso, os dados agora revelados pelo INE mostram que o Vinho do Porto continua a ser o vinho nacional mais exportado, com uma quota de 42,6% das vendas totais de 2015 e com um preço médio de 4,7 euros, um incremento face aos 4,3 euros de 2012. Ao pódio juntam-se ainda os vinhos Tinto e Verde, na segunda e terceira posições, respetivamente, das exportações de vinho.

Os números indicam ainda que França permanece o maior cliente de vinhos nacionais, com um total de 14,9% das vendas de 2015, destacando-se ainda o Reino Unido, o segundo maior cliente internacional dos vinhos portugueses em 2015.