Cerca de duas centenas de suinicultores estiveram este sábado (5 de dezembro) reunidos em frente ao Pavilhão de Portugal, em Lisboa, para alertar os portugueses para a crise que o setor atravessa e para pedir que se consuma mais carne nacional.
De acordo com a RTP, que cita João Correia, um dos promotores da iniciativa, o país é deficitário na produção da carne de porco, mas os suinicultores têm dificuldade em escoar o produto.
Os suinicultores reclamaram ainda os baixos preços pagos aos produtores e explicaram que enquanto os consumidores compram o quilo a um euro, os custos de produção ultrapassam os 1,50 euros.
Segundo João Correia, a crise no setor é tão grande que dentro de dois meses 40% da produção nacional poderá ter que encerrar, colocando cerca de 200 mil pessoas no desemprego.
Mais, o responsável acredita que o novo ministro da Agricultura, Capoulas Santos, é uma “pessoa muito preocupada” e espera que este “obrigue a cumprir a rotulagem que entrou em vigor em abril para identificar a carne de porco.”
De acordo com a RTP, estão registados em Portugal cerca de 4 mil suinicultores industriais, existindo no país mais de 14 mil explorações.