Suinicultura

Suinicultores querem que portugueses apoiem produção nacional

Obrigatoriedade de declarar suínos

Cerca de duas centenas de suinicultores estiveram este sábado (5 de dezembro) reunidos em frente ao Pavilhão de Portugal, em Lisboa, para alertar os portugueses para a crise que o setor atravessa e para pedir que se consuma mais carne nacional.

De acordo com a RTP, que cita João Correia, um dos promotores da iniciativa, o país é deficitário na produção da carne de porco, mas os suinicultores têm dificuldade em escoar o produto.

Os suinicultores reclamaram ainda os baixos preços pagos aos produtores e explicaram que enquanto os consumidores compram o quilo a um euro, os custos de produção ultrapassam os 1,50 euros.

Segundo João Correia, a crise no setor é tão grande que dentro de dois meses 40% da produção nacional poderá ter que encerrar, colocando cerca de 200 mil pessoas no desemprego.

Mais, o responsável acredita que o novo ministro da Agricultura, Capoulas Santos, é uma “pessoa muito preocupada” e espera que este “obrigue a cumprir a rotulagem que entrou em vigor em abril para identificar a carne de porco.”

De acordo com a RTP, estão registados em Portugal cerca de 4 mil suinicultores industriais, existindo no país mais de 14 mil explorações.