Quantcast
Vinha e Vinho

Syngenta apresenta resultados da estratégia de proteção fitossanitária na região dos Vinhos Verdes

Syngenta apresenta resultados da estratégia de proteção fitossanitária na região dos Vinhos Verdes

A Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) organizou no passado dia 7 de dezembro as ‘Jornadas Técnicas de Balanço do Ano Vitivinícola 2018’. A Syngenta marcou presença no evento e apresentou a sua estratégia de proteção fitossanitária nas vinhas da Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG), em Arcos de Valdevez.

“O ano vitícola na região dos Vinhos Verdes caracterizou-se por uma floração tardia (3 semanas de atraso), mas as temperaturas elevadas e o tempo seco na fase de maturação das uvas (agosto e setembro) permitiram recuperar o atraso no ciclo de desenvolvimento da videira e beneficiaram a qualidade das uvas, tendo a vindima ocorrido em período regular (meados de setembro)”, explica a Syngenta.

 

João Garrido, responsável técnico da EVAG, sublinha que “as temperaturas acima de 40ºC na primeira semana de agosto causaram escaldão nos cachos e nos bagos e esta foi a principal causa da quebra de produção (cerca de 20%) de vinho na região”.

banner APP

“Nas vinhas da EVAG, em Arcos de Valdevez, foi aplicado um programa com seis tratamentos Syngenta, recorrendo aos produtos Quadris Max, Ridomil Combi, Pergado, Ampexio, Cuprocol, Thiovit e Dynali para controlo do míldio e do oídio, as principais doenças com impacto económico nas vinhas do Minho. Foram ainda aplicados Luzindo e Karate Zeon para controlo da traça-da-uva e do inseto vetor da flavescência dourada”, acrescenta ainda a Syngenta.

 

A última parte destas jornadas foi dedicada à enologia, com Francisco Antunes, da Aliança Vinhos de Portugal, a partilhar os 25 anos de experiência na produção de espumantes, Maria José Pereira e Patrícia Porto, técnicas do laboratório da CRVVV, a apresentar a caracterização química e sensorial dos vinhos nos últimos 14 anos, e Óscar Pereira, da DRAP Norte, a falar sobre a evolução da maturação das castas Loureiro e Vinhão nos últimos 12 anos.