A Novarroz, a Valente Marques e a Orivárzea foram responsáveis por uma operação de exportação para a Turquia que fez aumentar o valor das exportações totais de arroz em 99%: de 16,3 milhões em 2013 para 32,4 milhões de euros.
Por outro lado, as importações (sobretudo da variedade agulha, a mais consumida) praticamente estagnaram e subiram apenas 0,3% para 49,3 milhões de euros.
“Em 2014, exportámos em conjunto cerca de 35 mil toneladas de arroz em casca para a Turquia. Este ano, já enviámos mais três mil toneladas e devemos reforçar”, explicou António Madaleno, presidente da Orivárzea – Orizicultores do Ribatejo, ao jornal Público.
Pedro Monteiro, diretor da Casa do Arroz e secretário-geral da Associação Nacional dos Industriais de Arroz (ANIA), refere ao mesmo jornal que o arroz carolino “continua a perder quota de mercado”, razão pela qual é preciso aumentar a promoção deste arroz em Portugal.
A Casa do Arroz está agora à espera que abra uma linha de financiamento dedicada às organizações interprofissionais do PDR 2020 para poder lançar uma campanha estimada em cerca de 800 mil euros e que deverá durar três anos.