Quantcast
Agricultura

Syngenta integra IA generativa na sua plataforma de agricultura digital

Syngenta integra IA generativa na sua plataforma de agricultura digital Direitos Reservados

O Grupo Syngenta anunciou a integração de Inteligência Artificial (IA) generativa na sua plataforma de agricultura digital – Cropwise – ao lançar o Cropwise AI, no World AgriTech Innovation Summit, em Londres.

De acordo com o comunicado de imprensa, o Cropwise AI trata-se de um sistema de IA generativa projetado para aumentar a eficiência dos técnicos agrícolas e agricultores na escolha das melhores práticas de gestão das culturas.

 

“Recorrendo a algoritmos avançados de machine learning e análise de dados, o Cropwise AI capacita os produtores com informação detalhada e robusta para a tomada de decisão com vista a otimizar a produtividade das culturas, melhorar a sustentabilidade e impulsionar a rentabilidade”, lê-se na nota de agenda.

A comunicação dá ainda conta que o Cropwise AI recorre à ampla biblioteca de modelos agronómicos alojados no Cropwise Insight Engine, que inclui mais de 20 anos de informação meteorológica, condições do solo, mais de 80.000 observações sobre as fases de desenvolvimento das culturas e histórico de produtividade de ensaios de I&D e ensaios de campo.

 

Desta forma, combinado com um LLM (grande modelo de linguagem) multilíngue, o sistema faz recomendações à medida para aplicação precisa de fatores de produção, posicionamento de produtos e estratégias para controlo de pragas e doenças numa linguagem simples e fácil de entender.

Segundo a nota de imprensa, através da utilização dos modelos de recomendação de sementes da Syngenta, a Cropwise AI ajuda os produtores a aumentar a produtividade em até 5%.

 

“O Cropwise AI representa um ponto de viragem na nossa jornada de transformação digital”, afirmou Feroz Sheikh, Chief Information and Digital Officer do Syngenta Group. E continua: “ao combinar o nosso vasto conhecimento agronómico com recursos de inteligência artificial de ponta, trazemos o poder da GenAI para a agricultura capacitando os produtores a tomar decisões baseadas em dados”.

banner APP

No início deste ano, o lançamento do GHX 2.0 com integração de IA no Cropwise permitiu explorar todo o potencial dos dados dos agricultores. A atualização da aplicação GHX 2.0 permite agora que os utilizadores façam perguntas e obtenham respostas sobre produtos e desafios agronómicos, por exemplo, doenças com elevado impacto, como a provocada pelo fungo Rhytisma acerinum, explica a comunicação.

 

Os principais recursos do Cropwise AI incluem:

  • Recomendação de sementes e sementeira: fornece informação sobre sementes e utiliza algoritmos avançados de machine learning preditivo para obter recomendações de sementeira personalizadas.
  • Modelagem Preditiva: através de algoritmos de machine learning prevê o desenvolvimento das culturas, o potencial de produção e os fatores de risco com base no histórico e em informação em tempo real.
  • Agricultura de precisão: fornece recomendações específicas para aplicação otimizada de fatores de produção em cada localização, minimizando o desperdício e maximizando a eficiência de recursos.

A Syngenta avança ainda que pretende expandir as capacidades do Cropwise AI com recursos baseados em inovação que contam revolucionar as práticas agrícolas através da gestão avançada de pragas e doenças e da análise de sustentabilidade.

“O Cropwise AI é um exemplo pioneiro na indústria de como a GenAI pode ajudar a resolver importantes desafios agrícolas”, afirmou Elizabeth Fastiggi, chefe global de agricultura na Amazon Web Services.

A plataforma está atualmente disponível para grupos selecionados de clientes nos Estados Unidos da América (EUA) e no Brasil, com chegada à Europa prevista para um futuro próximo.