AgroIn 2018

A Sustentabilidade não é para meninos!

A Sustentabilidade não é para meninos!

Sustentabilidade. Sabia que foi a palavra mais referenciada em notícias e artigos da Vida Rural em 2017? A pensar nisso, e sobretudo em todos os agricultores e técnicos que fazem da ecoinovação um desafio diário, organizamos um AgroIn totalmente dedicado a estas matérias.

Logo pela manhã, Namasté Messerschmidt, consultor florestal e discípulo de Ernst Gotsch, o criador do conceito de agricultura sintrópica, vai falar de sistemas agroflorestais e partilhar o trabalho realizado nesta área um pouco por todo o mundo.

A seguir, juntamos três grandes gestores para dar a conhecer a sua estratégia de gestão com foco na sustentabilidade: Manuel Campilho, da Quinta da Lagoalva, António Saraiva, da Companhia das Lezírias e Helena Ferreira Manuel, da Herdade dos Lagos.

É uma referência absoluta no mundo dos vinhos e nas práticas de sustentabilidade. O Esporão prova como é possível trabalhar para o mercado e para a rentabilidade de mãos dadas com a natureza. Nuno Oliveira, Gestor de Ecossistemas da empresa, explica tudo.

E agora a tecnologia e como usá-la para potenciar tudo isto. Uma apresentação a cargo de Filipe Santos, do INESC TEC.

Este ano vamos todos almoçar mais cedo, num brunch agendado para as 11h40. É que à tarde temos muito para ouvir. A abrir os trabalhos vespertinos, Tiago Domingos, da Terra Prima, vai esclarecer o que é isto da 4ª revolução industrial sustentável e a estratégia seguida nos sistemas pastoris.

A seguir, uma conversa sobre um tema incontornável: as alterações climáticas. Juntamos um grande agricultor, João Coimbra e dois investigadores com trabalho de relevo em estratégias para a mitigação de efeitos das alterações climáticas: José Paulo Sousa, da Universidade de Coimbra e David Avelar, da Faculdade de Ciências de Lisboa.

Para nos contar tudo sobre o Biochar, um carvão produzido a partir de biomassa e que promete revolucionar a gestão da erosão dos solos, teremos connosco Frank Verheijen, da Universidade de Aveiro.

E para fechar o ciclo da sustentabilidade, vamos perceber que modelo de desenvolvimento queremos para o nosso Território e qual o papel da pequena e média agricultura neste contexto. Uma mesa redonda a não perder com Tito Rosa, da Liga para a Proteção da Natureza, Maria João Botelho, da Federação Minha Terra e o agricultor Luís Bulhão Martins.

Para acabar em festa vamos Ecocelebrar! Os Prémios Vida Rural estão de volta para distinguir pessoas, empresas e projetos que se distinguiram nos agronegócios em Portugal sob o signo da Sustentabilidade, claro está! O ponto alto será a entrega do Prémio Personalidade Armando Sevinate Pinto.

O convite está feito! Esperamos por si amanhã, às 09h00, no Centro de Congressos do Estoril.