Quantcast
 

Adene financia equipamentos eficientes no setor agrícola

Adene financia equipamentos eficientes no setor agrícola

A Agência para a Energia (Adene) vai financiar, até 70%, os gastos na aquisição de equipamentos que permitem reduzir os consumos e melhorar a eficiência energética das empresas do setor agrícola, para além da indústria, comércio e serviços, segundo noticia o portal Greensavers.

Inserido no programa GERE, o incentivo “vai financiar até 70% de 140 variadores eletrónicos de velocidade em cerca de 70 empresas, permitindo desta forma reduzir em 25% o consumo de motores elétricos associados a sistemas de bombagem, ventilação e compressão de ar”, refere a mesma fonte.

banner APP

O programa GERE é financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) e vai custar 814 mil euros. A Adene esclarece que “o PPEC pretende contribuir para a redução dos consumo de energia elétrica em Portugal, ultrapassando as barreiras de mercado existentes, como a falta de informação e o custo relativamente elevado dos equipamentos eficientes, que tendem a conduzir à compra de equipamentos de menor custo, com baixa eficiência energética e tempo de vida reduzido”.