Agricultura

Agricultor João Coimbra explica protocolo de segurança numa exploração agrícola

João Coimbra, agricultor e um dos maiores produtores de milho nacionais, acaba de publicar um vídeo onde partilha o protocolo de segurança que aplicou na sua exploração agrícola, a Quinta da Cholda, na Golegã.

Perante a pandemia de Covid-19, este agricultor pede a todos os agricultores que sigam as indicações das autoridades sanitárias mas avança que numa exploração agrícola é preciso “instituir um protocolo e segui-lo rapidamente antes de surgirem os primeiros infetados”, para evitar que as empresas na área agro parem. Mas não basta apenas ter um plano de contingência, avisa este agricultor “é preciso treinar o protocolo, verbalizar e fazer os procedimentos para que todos compreendam e estejam à vontade nas novas rotinas.

Desinfeção de superfícies com água e lixívia, lavagem frequente de mãos e evitar contactos de proximidade são algumas das indicações explicadas num protocolo com 20 regras básicas.

“É de disciplina que precisamos, não podemos hesitar, temos de seguir estas regras de forma exemplar. Somos os soldados da retaguarda que não podem falhar nesta missão que é combater esta doença. É preciso ajudar quem está na frente e continuar a produzir alimentos, a agricultura não vai parar mas temos de nos proteger cumprindo as regras de forma exemplar e com disciplina férrea”.

Coronavírus – Protocolo a cumprir por todos os funcionários e colaboradores da Quinta da Cholda.

Com o objetivo de reduzir o risco de contágio e de podermos manter a nossa atividade, todos devemos cumprir as regras abaixo indicadas:

  1. Não podem ter contacto físico com outras pessoas, através de cumprimentos, como sejam apertos de mão, beijos, etc.
  2. Sempre e em todas as circunstâncias, manter uma distância entre pessoas de mais de 2 metros;
  3. Reduzir o contacto pessoal com pessoas não essenciais à nossa atividade;
  4. Ninguém entra no escritório (salvo autorização especifica);
  5. Quando precisar de alguma coisa use o telefone em vez de entrar no escritório. Todas as ordens são dadas e recebidas pelo telefone;
  6. Não são permitidas visitas ou a permanência de pessoas que não façam parte da atividade, na Quinta da Cholda;
  7. Ao receber entregas do correio, encomendas ou fornecedores devem cumprir estas normas de distanciamento mínimas;
  8. Sempre que possível, o motorista externo, permanece dentro do carro e deixa-nos descarregar o material, sendo todas as encomendas deixadas na rua;
  9. Se for necessário assinar guias, isso deverá ser feito fora do escritório (no exterior) usando cada um a sua própria caneta;
  10. Antes de entrar no escritório deve lavar bem as mãos na adega e enxugar na toalha de papel;
  11. As viagens de carro devem ser reduzidas ao máximo e sempre que possível viajar sozinho;
  12. É obrigatório lavar muito bem as mãos sempre que cheguem do exterior e tiverem contacto próximo com outras pessoas;
  13. Todos devem levar consigo um garrafão de água e sabão para lavar bem as mãos;
  14. Sempre que entrar numa máquina ou carro onde não foi o último a entrar, desinfete todo o trator ou carro nas zonas onde poderá vir a tocar durante a sua utilização; a) Para desinfetar, não havendo produto melhor, deve-se usar uma mistura de água e lixívia com uma concentração a 5% (p.ex. 5 cl de lixívia para 1 litro de água). Deverá sempre levar consigo um borrifador e um pano para o efeito; b) Pulverize o pano e passe bem todas as partes onde poderá vir a tocar. Deixe o trator/carro a arejar; c) No final lave as mãos e poderá manobrar o trator/carro em segurança até que outra pessoa entre.
  15. Sempre que possível deixe o trator/carro ao sol;
  16. Em caso de ter de viajar em conjunto no mesmo carro, deve dividir o espaço para manter a maior distância possível uns dos outros. Deverá evitar falar. Se espirrar ou tossir faça-o para o cotovelo. Sempre que possível abrir as janelas. Deverá ser dado privilégio ao uso de máscara durante a viagem;
  17. Planear o uso de trator/carro para evitar a sua utilização por mais que um operador;
  18. É proibido entrar mais que uma pessoa num trator;
  19. Todos devem medir a temperatura diariamente antes de vir trabalhar. Se esta estiver acima de 37,5 ºC, devem ficar em casa e consultar as autoridades de saúde (808 24 24 24).
  20. Reduzir ao mínimo o contacto social incluindo as idas ao supermercado e manter sempre as distâncias de proteção.

Todas estas medidas deveram ser cumpridas pelos vossos familiares e contactos pessoais

A estas recomendações devem juntar todas as que vamos recebendo das autoridades de saúde.