Quantcast
Agricultura

AJAP vai lançar plataforma para promover competitividade dos jovens agricultores

AJAP vai lançar plataforma para promover competitividade dos jovens agricultores

A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) está a desenvolver um projeto para capacitação e promoção da competitividade do jovem agricultor e do jovem empresário rural.  Este projeto, denominado “Laboratório Vivo da Agricultura 4.0”, conta com um investimento global de cerca de meio milhão de euros, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, a realizar em dois anos.

Em comunicado, a AJAP revela que o “Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 prevê”, numa primeira fase, a realização de um estudo de diagnóstico sobre as necessidades de qualificação profissional dos jovens agricultores e dos jovens empresários rurais. O passo seguinte vai ser o desenvolvimento de uma plataforma online onde será possível participar em ações de qualificação e aceder a informação.

Este laboratório pretende dar resposta a temas relacionados com a produção, transformação, comercialização e mercados, e incluir conteúdos úteis para as várias fileiras do setor. A AJAP pretende ainda desenvolver uma aplicação móvel.

“A agricultura tem um papel fundamental nas zonas rurais e no interior do país, dinamiza a economia, estimula a criação de emprego e a incorporação de inovação. Por isso, é essencial levar conhecimento e mais informação a quem está no terreno”, diz Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

De forma a divulgar o projeto, a associação irá organizar roadshows nas regiões Norte, Centro e Alentejo. Está também prevista a divulgação em eventos estratégicos, como a Agrobraga e a Ovibeja, e a produção de um programa de televisão, pensado para mostrar casos de sucesso.