No passado dia 25 de setembro foram escolhidos os vencedores da 5ª Edição do Concurso YPEF – Young People in European Forests, durante a final europeia que decorreu em Bușteni, na Roménia.
A equipa portuguesa conseguiu alcançar o segundo e terceiro lugar no concurso, no entanto, a equipa vencedora da 5ª Edição do Concurso YPEF era composta pelos alunos Radoslaw Rzadkowolski (Polónia), Galushka Andriy (Ucrânia) e Halip Vasile (Roménia).
Entre 21 e 25 de setembro, os melhores alunos de 11 países europeus apreciaram a natureza da Transilvânia, puderam observar e passear pelas montanhas do Parque Natural de Bucegi, ficar a conhecer colegas de outros países ao mesmo tempo que em equipas internacionais aprenderam sobre as florestas europeias.
Andrzej Kawalec, Presidente da Comissão Internacional do Concurso YPEF, refere que “integração pela educação – estas palavras representam da melhor forma os objetivos do Concurso Florestal Europeu YPEF, objetivos que estão de acordo com as prioridades da União Europeia. Estamos a falar da ampliação do conhecimento sobre o ecossistema florestal – que tem sido um ponto constante dos programas da União Europeia, e da integração – um dos pilares da existência da União Europeia.”
Durante a semana da Final Europeia do Concurso YPEF foram desenvolvidas provas teóricas e práticas na floresta que permitiram aos jovens adquirir conhecimentos e aprenderem a valorizar a natureza, biodiversidade e as florestas europeias. “Queremos que isto aconteça da maneira mais atrativa possível, permitindo que jovens de diferentes países conheçam as florestas e se conheçam”, refere o presidente.
Desde o lançamento da 5ª Edição do Concurso YPEF nos 11 países, já participaram mais de 4700 alunos europeus e mais de 150 jovens de escolas nacionais.