A Chiquita Brands International e a Escom (Grupo Espírito Santo) vão exportar banana angolana para a Europa. A parceria passa pela recém-criada Sociedade de Desenvolvimento Agrícola de Angola S.A (SDAA) que vai produzir banana neste pais africano para colocar no mercado europeu.
O investimento ascende a 40 milhões de euros e envolve a produção de bananas na província de Benguela, que deverão ser comercializadas a partir de 2010.
O acordo, assinado em Março, marca a entrada da Chiquita em Angola e da Escom no sector agrícola (a empresa já actuava nas áreas da mineração, imobiliário, energia, aviação, pescas, procurement, obras públicas e prestação de serviços).

A Chiquita deverá apoiar o projecto com os seus conhecimentos ao nível agrícola para o desenvolvimento de quintas, formação dos trabalhadores locais, logística, marketing e distribuição para os mercados europeus.
Para o presidente e CEO da Chiquita, Fernando Aguirre, “O inicio da produção de bananas em Angola é um passo estratégico importante, que será bastante competitivo do ponto de vista dos custos, independentemente dos resultados dos desafios do regime de tarifas de importação da União Europeia”.