Os resultados do projeto “Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos” foram apresentados na passada quinta-feira, 30 de janeiro, no Bombarral, durante o seminário de balanço da iniciativa. Entre 2017 e 2019, a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha marcou presença em nove eventos internacionais, convidou 18 jornalistas, chefs e bloggers estrangeiros a visitar a região Oeste, com objetivo aumentar a visibilidade além-fronteiras desta variedade e potenciar o sucesso de internacionalização das empresas produtoras, com destaque para sete destinos estratégicos: Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido, Peru e China.
Durante a apresentação, a associação revelou ainda que deu a provar a Pera Rocha do Oeste em 1730 voos da TAP com destino a Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Brasil. Foi também realizada uma campanha publicitária em Paris para destacar a pera em 700 mupis estrategicamente localizados pela capital francesa.
Este projeto de promoção visou também a criação da marca coletiva “Pera Rocha do Oeste” e uma nova identidade gráfica, inspirada no Sr. Rocha, em homenagem ao produtor Pedro António Rocha que, em 1836, descobriu por acaso uma pereira diferente na sua propriedade na Ribeira de Sintra.
Os dados do INE referentes a 2019 (período de janeiro a novembro) indicam que as exportações de pera atingiram os 90 milhões de euros, uma recuperação de 16% face a 2018.
A Pera Rocha do Oeste é um dos produtos agrícolas nacionais mais exportados e cerca de 60% da produção nacional é vendida nos mercados internacionais.
Números do projeto “Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos”:
1730 voos TAP com degustação de Pera Rocha do Oeste ou produtos à base de Pera Rocha do Oeste
18 jornalistas e bloggers estrangeiros visitaram a região produtora da Pera Rocha do Oeste
9 eventos internacionais, de Madrid, a Berlim, de Lima a Xangai
700 mupis em Paris a divulgar a pera rocha
158 notícias publicadas