Distribuição

Aproveitar ‘legumes feios’ rende prémio à Jerónimo Martins

O Grupo Jerónimo Martins foi distinguido a nível internacional pelo seu combate ao desperdício alimentar através do aproveitamento dos chamados ‘legumes feios’. A empresa nacional recebeu um “Ruban d’Honneur” na categoria de “Award for Environmental and Corporate Sustainability” dos European Business Awards 2015/2016.

Numa nota enviada às redações, a empresa que detém o Pingo Doce conta que “no âmbito do projeto ‘Combate ao Desperdício Alimentar em Todas as Frentes’ em Portugal, o Grupo integrou vegetais não-normalizados, que eram anteriormente deixados nos campos, nos seus produtos processados. Para este propósito, foi desenvolvido um processo de compra aos fornecedores destes artigos para a sua introdução nas receitas existentes na área de negócio de Meal Solutions do Pingo Doce, tendo sido incorporadas mais de 3 400 toneladas nos dois últimos anos.”

No total, foram vendidas cerca de 14 300 toneladas destes vegetais a um preço de desconto nas lojas cash-and-carry do Recheio, mas também na oferta de 4ª gama de vegetais previamente cortados e embalados para saladas e sopas da marca própria do Pingo Doce.

O Grupo tem também procurado nos últimos anos doar produtos alimentares perto do fim da validade ou que não possam ser comercializados a instituições de solidariedade social. Em 2014 e 2015, este apoio chegou a 600 instituições e representou cerca de 17 500 toneladas de géneros alimentares equivalentes a um valor superior a 29 milhões de euros.