Os comissários europeus de Clima e Energia confirmaram, segundo a Reuters, que está a ser estudado o plano para limitar os biocombustíveis feitos a partir de produtos agrícolas para 5% do total do consumo de energia.
“É errado acusarem-nos de encorajar os biocombustíveis. Fazemos exatamente o contrário com a nossa proposta de limitar a energia produzida a partir de biocombustíveis convencionais (de origem alimentar) a 5% (do consumo final de energia nos transportes) até 2020”, garantiram num comunicado comum os comissários Gunther Oettinger (Energia) e Connie Hedegaard (Clima).
Já a fileira do biodiesel denuncia a atual proposta da Comissão, que considera “uma reviravolta total da política europeia dos biocombustíveis e põe em causa o pacote energia-clima de 2008”.
De lembrar que a União Europeia definiu em 2008 três objectivos para 2020: reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 20%, conseguir reduzir em 20% o consumo de energia e aumentar para 20% a quota das renováveis na produção de energia. Para isso, as energias renováveis deveriam representar 10% do consumo no sector dos transportes.